Notícias

Comentários

Cerimónia dos Óscares vai mudar de nome

A alteração foi discreta e só agora foi confirmada oficialmente: o espetáculo de entrega dos Óscares perdeu oficialmente o nome de «Academy Awards» e a indicação de que se trata da 85ª cerimónia, para passar a chamar-se apenas «the Oscars»

 

Desenvolvimento

Praticamente ninguém tinha notado, mas há cerca de três semanas que todos os materiais oficiais lançados pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood para promover a 85ª cerimónia de entrega dos Óscares anularam discretamente os termos «Academy Awards» e a referência ao facto de se tratar da 85ª edição. Toda a comunicação é feita usando apenas o termo «The Oscars».

A confirmação foi dada ao site «TheWrap» por Neil Meron, co-produtor da emissão deste ano: «Fizemos um «rebranding». Já não estamos a chamar [à cerimónia] «the 85th annual Academy Awards», o que a tornava muito datada. Chama-se apenas «The Oscars».»

Por trás da ideia poderá estar a tentativa de captar uma audiência mais jovem para a emissão, anulando assim a ideia de que a cerimónia cumpre este ano 85 anos.

De qualquer forma, nada garante que a alteração seja definitiva: a porta-voz da Academia Teni Melidonian confirmou também ao «TheWrap» que a alteração aconteceu para o espetáculo deste ano, e que se integra na adequação habitual das campanhas de «marketing» à mensagem que os produtores da cerimónia de cada ano querem fazer passar. Segundo a responsável, a mudança «faz sentido para o espetáculo deste ano, mas podemos facilmente voltar a usar o termo «Academy Awards» no ano que vem».

A cerimónia de entrega dos Óscares decorre em Los Angeles a 24 de fevereiro no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Luís Salvado - 21-02-2013

Comentários